


Massagem Guiding Voices
Dedique tempo a si mesmo!
A palavra massagem tem a sua origem no francês massage, que significa o processo de “amassamento” que se executa nos músculos, mediante uma técnica e com um certo ritmo e a uma determinada intensidade nas diversas partes do corpo com fins terapêuticos, estéticos ou desportivos.
Massagem é, então, a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores corporais.
Pode ser considerada como uma técnica, uma arte ou mesmo uma ciência, uma vez que implica questões biológicas, médicas, psicológicas e de outras áreas.
A massagem é uma das melhores formas de cuidar do Corpo, da Mente e do Espírito como um todo, enquanto relaxa os músculos, melhora a circulação, fortalece o sistema imunitário, acalma as emoções, refresca o Espírito, promove o sono, alivia as dores e dinamiza a Energia Vital.
Podem ainda, satisfazer múltiplas funções. Há massagens terapêuticas que melhoram a circulação, contribuem para recuperar a mobilidade e reduzem as indisposições, massagens fisiológicas (aliviam o cansaço), massagens desportivas (preparam o desportista para a competição), massagens relaxantes (proporcionam conforto e aliviam a tensão), massagens preventivas (relaxam uma zona tensa que pode resultar em lesão), entre outras.
Efeitos Fisiológicos e Psicológicos:
-
Aumento da circulação sanguínea e linfática
-
Aumento do fluxo de nutrientes
-
Estimulação do processo de cicatrização
-
Resolução do edema e hematomas crónicos
-
Aumento da extensibilidade do tecido conjuntivo
-
Alívio da dor
-
Aumento dos movimentos das articulações
-
Facilitação da atividade muscular
-
Estimulação das funções viscerais
-
Remoção das secreções pulmonares
-
Estímulo sexual
-
Promoção do relaxamento local e geral
-
Relaxamento físico
-
Alívio da ansiedade e da tensão (“stress”)
-
Sensação geral de bem-estar e conforto
